terça-feira, 7 de abril de 2015

NOTA SOBRE O CONSUMO DE HEROÍNA EM SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO EQUIVOCADA COM OS NEGROS AFRICANOS





A Associação Brasileira de Redução de Danos ( ABORDA) vem através desta nota se manifestar seu repúdio sobre a reportagem exibida no Jornal Nacional de 26 de Março (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/policia-de-sp-apreende-heroina-pela-primeira-vez-na-cracolandia.html) a respeito do crescimento da presença de heroína na região denominada “Cracolândia” e em outras áreas na cidade de São Paulo.

Rasa e sensacionalista a reportagem aponta os africanos imigrantes como responsáveis por este comércio, atitude esta que não contribui para a compreensão do fenômeno das drogas na sociedade, mas amplia o preconceito com a população negra em todo o país, responsabilizando-os por um tipo de uso já existente e conhecida em vários Estados.

Repudiamos qualquer ação que vise ampliar o estigma e a discriminação com a população negra, nativos ou imigrantes, já tradicionalmente excluídos e marginalizados. Entendemos o uso de drogas como fato social inserido na cultura e seu uso abusivo como caso de saúde pública, quando gerar prejuízo aos usuários e de acordo com seu livre arbítrio e determinação.

No momento em que o Brasil e os grandes centros urbanos recebem um fluxo maior de imigrantes do continente africano e do Haiti, os preconceitos com esta população sofrida crescem e a tentativa de culpabilização tende a incidir sobre este grupo. Acreditamos que a formulação de políticas públicas efetivas que promovam a integração dos diferentes, o atendimento nos serviços de saúde com qualidade e sem coerção e o debate franco de estratégias sociais de entendimento das drogas, são caminhos indispensáveis para a construção de uma sociedade plural e inclusiva.



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDUÇAO DE DANOS - ABORDA




0 comentários:

Postar um comentário