sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROTAGONISMO E CONTROLE SOCIAL DE PESSOAS VIVENDO COM HIV e AIDS


O Encontro de Redução de Danos dedicou espaço na tarde do segundo dia a debater o protagonismo e participação social das pessoas que vivem com HIV Aids e Hepatites Virais nas instâncias de controle social. Evalcilene Santos da Associação de Redução de Danos do Amazonas (ARDAM), relatou sua experiência desde o diagnóstico positivo para o HIV e seu pouco conhecimento, na época, sobre o tema e a busca de conhecimento sobe seus direitos e deveres como usuária do SUS.

Também contou que procurou protagonizar sua própria vida e a partir dai encontrou o controle social como uma forma de qualidade maior de saúde e de participação na decisão da política pública. Hoje ela participa como conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Manaus e valoriza este espaço, onde representa o Fórum de OSC Aids, tornando-se a voz de várias populações vulneráveis ( profissionais do sexo, gays, trans, usuário de drogas e outros) assumindo neste espaço seus problemas e dificuldades.

Claudinei Alves Pereira, mobilizador da ABORDA no Distrito Federal participou também da mesa de debates fazendo um histórico de seu protagonismo da Redução de Danos, desde 1999 com o surgimento da ABORDA e sua participação em um treinamento o que despertou para este trabalho como uma missão. Hoje, após trabalhar no PRD /DF, continua realizando atividades de acesso a informações, encaminhamentos e troca de insumos junto a populações vinculadas de 17 áreas do Distrito Federal, inclusive de cachimbos de bambu feitos de forma artesanal. Além disto, atua como representante da sociedade civil no Conselho de segurança do DF, Conselho Regional Saúde de Sobradinho, Comitê Distrital sobre Drogas e GT do plano de enfrentamento do crack.



0 comentários:

Postar um comentário