sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comunicação e Redução de Danos em pauta no Encontro de Boa Vista



As ações de comunicação e saúde voltadas para Redução de Danos e a promoção da saúde foram tema na manhã do segundo dia do VI Encontro Norte de Redução de Danos e X Encontro da ABORDA, que esta em andamento em Boa Vista, capital de Roraima.

O jornalista Liandro Lindner, responsável pelo núcleo de comunicação da ABORDA, apresentou algumas reflexões sobre publicidade e mídia em relação a pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Em relação a visão da mídia impressa sobre moradores de rua apresentou um levantamento efetuado ao longo do ano passado onde fica evidente que o crack e a violência estão ligados a imagem que se cria em torno desta população. “ O morado de rua é apresentado como promotor da violência ou vitima da violência, mas os discursos usados são sempre de exclusão”, afirmou.

As indagações da platéia foram no sentido de buscar alternativas de resistência frente a grande mídia monopolizada e a falta de sensibilidade governamental. Leandro Roque da Universidade Federal da Paraíba questionou a forma de alcançar a grande mídia como parceiros, Helbert Saraiva da Rede Mineira de Redução de Danos levantou aspectos relacionados ao registro de experiências da sociedade civil e a formação de opiniões. Para Marcia Colombo do Ministério da Saúde, a importância de se localizar pequenas experiências nos diversos lugares do Brasil é fundamental para amplia-las e reproduzi-las em outros lugares, respeitando a realidade local.



0 comentários:

Postar um comentário