segunda-feira, 10 de junho de 2013

Capacitação em Roraima



A oficina do projeto “Reduzindo Danos na Amazônia” terminou nesta sexta (7), às 17h, com 30 novos agentes de redução de danos preparados para atenderem usuários de álcool e outras drogas. São servidores do CAPSad, SAE (Serviço de Assistência Especializada), Departamento de Saúde Mental do Estado e Município, Núcleo Estadual de DST/AIDS e de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e policiais militares.
A capacitação, que iniciou dia 05, na sede da Associação de Luta pela Vida (ALV), do projeto “Reduzindo Danos na Amazônia”, que reúne organizações da sociedade civil de três estados: Roraima, Acre e Amazonas. O treinamento discute aspectos conceituais e de prática da redução de danos, além de preparar os agentes de campo para as ações de conhecimento e intervenção, junto a usuários de drogas.
O agente de redução de danos é o profissional da área da saúde e do bem-estar ligado a programas governamentais e a ONGs, que trabalha com a conscientização da população, na tentativa de reduzir os riscos e danos causados pelo excesso do álcool, de drogas e pela falta de informação.
Entre as atividades desenvolvidas por esse profissional, estão à sensibilização, conscientização, orientação e acompanhamento desses usuários, orientação sobre o uso de contraceptivos, sobre o sexo seguro e sobre o vírus HIV, entre outras funções. Os agentes podem ser convidados e contratados para aturem em épocas festivas ou em comunidades carentes ou locais de difícil acesso à saúde pública.
De acordo com Ana Cristina de Oliveira, presidente da ONG Associação de Luta pela Vida (ALV), o projeto é financiado pelo Ministéio da Saúde e Roraima é o segundo estado integrante desse projeto a oferecer a capacitação. O primeiro foi o Amazonas.
Durante os três dias de evento foram discutidos como ética, direitos humanos, vulnerabilidades, DST/HIV/Hepatites Virais, políticas de drogas no Brasil e no cenário Amazônico, drogas e dispositivos de acolhimento para os usuários, dentre outros assuntos. Também estará em pauta o papel do agente redutor de dados.
RD.
Em relação à política de Redução de Danos (RD), Ana Cristina explicou que é política pública oficial do Ministério da Saúde, e de diversos outros países, para lidar de forma adequada com problemas que podem ser gerados pelo uso de álcool e outras drogas. “A RD não é repressiva, mas inclusiva, que trata o usuário de drogas sem discriminar”, disse

2 comentários:

OFICINA FOI MUITO BACANA. OS FACILITADORES (Domiciano Siqueira, Álvaro Mendes e Liandro) FORAM EXCELENTES E CUMPRIRAM O PAPEL. AGORA TEMOS MUITO TRABALHO DAQUI PRA FRENTE E MUITOS DESAFIOS A VENCER, MAS CERTAMENTE CONSEGUIREMOS CUMPRIR O QUE PRECONIZA A POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS, FAZENDO AS ADEQUAÇÕES QUE NOSSO ESTADO NECESSITAR. ABRAÇOS E ATÉ BREVE MENINAS E MENINOS. Patrícia Ludmila

Esse é o verdadeiro caminho, fazer com que as pessoas conheçam a RD por meio de pessoas capacitadas e que acreditem na RD.
Parabéns!!!

Postar um comentário