terça-feira, 28 de maio de 2013

Oficina em Manaus discute ações de Redução de Danos no SUS

Projeto quer incentivar testagem para Aids e Hepatites Virais e discutir Comunicação e Direitos Humanos  
com foco nos usuários de álcool e outras drogas.

Encerra na quarta-feira, dia 28 de maio, a primeira oficina de capacitação em redução de danos do projeto “Reduzindo Danos na Amazônia” que reuniu mais de 50 participantes entre gestores locais das áreas de Saúde e Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e redutores de danos da capital do Amazonas e cinco cidades do interior. Durante três dias os participantes discutiram a situação do uso abusivo de álcool  e drogas na cidade, a realidade do número de casos de HIV, Hepatites Virais e Tuberculose na região, as melhores estratégias para a criação de vínculos e encaminhamentos e ações de Comunicação e DH voltados para esta população.
Segundo Evalcilene Santos, coordenadora da ARDAM (Associação de Redução de Danos do Amazonas), a idéia é trabalhar em duas regiões da cidade: uma na zona central e outra nos bairros de Santo Antônio  e São Jorge – duas áreas de alto consumo de álcool e drogas ilícitas e forte presença de moradores de rua. “ As ações vão ocorrer em parceria com a gestão  municipal e estadual e o objetivo é a oferta de testagem, insumos e acompanhamento utilizando as estratégias de Redução de Danos, que valorizam a pessoa e suas decisões, explica.
A oficina foi facilitada pelo jornalista Liandro Lindner e pelo presidente da ABORDA (Associação Brasileira de Redução de Danos) e  trabalharam atitudes e posturas do redutor em campo, história do uso de drogas  e relação do tema com a mídia. O grupo também propôs subsídios para criação de estratégias de comunicação voltadas para aos usuários, os profissionais de saúde e a comunidade em geral.  A temática de Direitos Humanos também constou no programa com a apresentação de uma ação inédita de levantamento de violação de direitos humanos com esta população.

            Oficinas com o mesmo modelo ocorrerão em Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC), no mês de junho

.

0 comentários:

Postar um comentário