sexta-feira, 24 de maio de 2013

Manaus realiza oficina de capacitação com Redutores de Danos



Manaus  realiza oficina de capacitação com Redutores de Danos

Projeto  vai trabalhar ações de prevenção e acolhimento com usuários de álcool e outras drogas em três estados da Região Norte

A capital do Amazonas será a primeira capital da região norte a receber a capacitação para agentes de redução de danos, dentro do projeto “ Reduzindo Danos na Amazônia”, que reúne organizações da sociedade civil do Acre, Roraima e Amazonas.  Entre os dias 27 e 29 de Maio, 30 agentes  membros da sociedade civil e parceios serão capacitados. Esta primeira capacitação irá discutir aspectos conceituais e de prática da redução de danos, além de preparar os agentes de campo para as ações de conhecimento e intervenção, junto a usuários de drogas. “ Nossa intenção é conhecer a realidade local e ver onde podemos intervir reduzindo os riscos e danos do uso de drogas”, informa Leazar Haerdich, coordenador do projeto.
Uma ação inédita prevista no decorrer do projeto é o levantamento de violações de Direitos Humanos contra usuários de drogas. De acordo com os redutores são constantes atitudes de violência e desrespeito tanto por parte de agentes do estado principalmente nas áreas de segurança e saúde. “Mesmo sabendo que isto acontece os dados não são sistematizados, pois não são registrados, pretendemos ter maior visibilidade a este respeito e notificar os sistemas de Direitos Humanos existentes tanto nacionalmente como em âmbitos internacionais”, explica Domiciano Siqueira, presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos ( ABORDA).
       O projeto, com duração de dois anos, prevê ainda ações de distribuição de insumos de prevenção e encaminhamento para testagem de HIV, hepatites virais, sífilis e tuberculose outras ações. O financiamento  das atividades é do Departamento Nacional de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, através do edital de redes cujo resultado foi divulgado em outubro de 2012, quando foram selecionados 16 projetos com financiamento total de R$ 5,6 milhões.
Participam além da Associação de Redução de Danos do Amazonas ( ARDAM) e a Rede de Amizade & Solidariedade as Pessoas com HIV Aids ambas de  Manaus, a Associação de Redução de Danos do Acre (AREDACRE) e a Associação de Luta pela Vida (ALV) de Roraima, a estimativa é atingir cinco mil pessoas diretamente ao longo dos 24 meses do projeto.

SERVIÇO
PROGRAMA OFICINA CAPACITAÇÃO
PROJETO “REDUZINDO DANOS NA AMAZÔNIA”
Dias 27 a 29 de Maio ( 9h as 17h)
Local - Auditório da SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS (SEJUS)
Fone: (92) 3215-2700


1 comentários:

Quem escreveu esse texto, não se preocupou em por a data exata do evento, tão pouco há data dessa postagem.
Obrigado por ser tão clara as informações.

Postar um comentário