terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto vai trabalhar ações de Redução de Danos e prevenção em três estados da Região Norte



             Aconteceu nos dias 25 e 26 de abril em Manaus (AM) a primeira reunião do projeto “ Reduzindo Danos na Amazônia”, que reúne organizações da sociedade civil do Acre, Roraima e Amazonas. O projeto, com duração de dois anos, prevê ações de intervenção junto a usuários de álcool e outras drogas utilizando a estratégia de redução de danos. Para isto serão capacitados agentes de prevenção nos três estados, realizadas ações de distribuição de insumos de prevenção e encaminhamento para testagem de HIV, hepatites virais e sífilis e tuberculose.

             De acordo com Leazar Haerdich, coordenador do projeto, a região norte apresenta grande índice de uso abusivo de álcool e outras drogas em especial oxi ( derivado da cocaína) e merla (uma variação da pasta de coca, da qual se originam também a cocaína e o crack), além do crescimento de uso da heroína. “As fronteiras da região pouco fiscalizadas facilitam a entrada destas drogas, que são adquiridas a preço baixo e de qualidade duvidosa,” afirma.

             Outra ação prevista é o levantamento de violações de Direitos Humanos contra usuários de drogas. De acordo com os redutores são constantes atitudes de violência e desrespeito tanto por parte de agentes do estado principalmente nas áreas de segurança e saúde. “Mesmo sabendo que isto acontece os dados não são sistematizados, pois não são registrados, pretendemos ter maior visibilidade a este respeito e notificar os sistemas de Direitos Humanos existentes tanto nacionalmente como em âmbitos internacionais”, explica Álvaro Mendes membro da Associação de Redutores de Danos do Acre.

              O projeto pretende ainda ações de comunicação pautando Redução de Danos nas mídias locais e especializadas e criação ambientes de comunicação e troca de experiência entre os estados atingidos, além de elaboração de materiais direcionados a usuários, a partir de grupos focais realziados com os mesmos. “ No final do período vamos elaborar um vídeo documentário e uma publicação sobre as ações desenvolvidas de modo a subsidiar as conferências de saúde que vão ocorrer em 2014”, destaca Domiciano Siqueira presidente da Associação Brasileira de Redutores de Danos ( ABORDA), que também participou da reunião.

             
              O financiamento das atividades é do Departamento Nacional de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, através do edital de redes cujo resultado foi divulgado em outubro de 2012, quando foram selecionados 16 projetos com financiamento total de R$ 5,6 milhões. Participam além da AREDACRE, a Associação de Luta pela Vida (ALV) de Roraima e a Rede de Amizade & Solidariedade as Pessoas com HIV Aids de Manaus, a estimativa é atingir cinco mil pessoas diretamente ao longo dos 24 meses do projeto.


0 comentários:

Postar um comentário