quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ABORDA LANÇA REVISTA 20 ANOS DURANTE CONGRESSO DE AIDS






Foi num evento de aids de 1997, em Brasília, que a Associação Brasileira de Redução de Danos foi fundada. Na época o uso de drogas injetável era importante fator de transmissão do vírus HIV e exigia uma ação social, muito além do que a governamental poderia alcançar. “ Reunimos ativistas, pesquisadores e usuários de drogas e decidimos formar uma associação que nos representasse e formulasse propostas de políticas públicas”, conta Domiciano Siqueira primeiro presidente da ABORDA.

Ontem, vinte anos depois, a organização conta sua história numa publicação que além de resgatar a trajetória da instituição, reflete sobre o momento atual e apresenta fatos históricos mundias sobre a repressão ao uso de drogas e o crescimento do movimento antiproibicionista. A publicação conta experiências de redução de danos nas cinco regiões do Brasil e trás dois artigos: um dedicado a relação de RD e antiproibicionismo escrito pela redutora Ingrid Farias de Pernambuco e outro apresentando pontos em comuns de atuação sobre aids e drogas de autoria do jornalista Liandro Lindner, que também editou a revista.

Segundo o presidente da ABORDA, Álvaro Mendes, a rede “ está presente em todos os estados brasileiros e atua tanto na área de prevenção a saúde, como na garantia dos direitos humanos das pessoas que usam drogas.” O mobilizadores representam a ABORDA nos estados que cota também com mobilizadores regionais. No mês passado em Salvador foi realizado o XII encontro nacional que definiu linhas estratégicas de ação para os próximos anos.


A publicação teve a parceria do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e terá distribuição nacional e gratuita, podendo a versão digital ser acessada  em https://www.dropbox.com/s/f7mn7dsaiddbbn4/Revista%20ABORDA.pdf?dl=0









0 comentários:

Postar um comentário