terça-feira, 8 de outubro de 2013

Redução de danos: Roraima sedia encontro nacional e regional


http://www.roraimaemfoco.com/conteudo/noticias/variedases/5642-redu%C3%A7%C3%A3o-de-danos-roraima-sedia-encontro-nacional-e-regional.html


Redução de danos: Roraima sedia encontro nacional e regional

Participarão mais de 150 ativistas dos Direitos Humanos, profissionais e comunidade em geral - Foto: Ascom/SesauParticiparão mais de 150 ativistas dos Direitos Humanos, profissionais e comunidade em geral - Foto: Ascom/SesauPela primeira vez, Boa Vista sediará um encontro nacional da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda). Este ano será a décima edição realizada. Logo em seguida, osparticipantes emendam com o 6º Encontro Norte de Redução de Danos (Enord). Representantes dos 26 estados e mais Distrito Federal debatem assuntos sobre a política de drogas do Brasil e sua interface com outras áreas públicas.
A cerimônia de abertura acontecerá nesta quarta-feira, 9, a partir das 9h, no Cristal Hotel, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, 3.447, São Vicente. O evento local está aos cuidados da Associação de Luta pela Vida (ALV), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e encerra na próxima sexta-feira, dia 11.
Durante os três dias, ativistas dos Direitos Humanos, profissionais de saúde, pesquisadores e outros atores envolvidos no debate sobre a política nacional de drogas no Brasil. Entre os temas a serem debatidos, as ações de comunicação e a visão da mídia sobre o tema, populações vulneráveis, aspectos éticos do trabalho de Redução de Danos e enfrentamento do Crack serão um dos pontos fortes nos debates.
Segundo Álvaro Mendes, vice-presidente da Aborda, a relevância em discutir com pessoas do país sobre a vulnerabilidade de dependentes químicos é sair ao final do encontro com documento que visa nortear as políticas públicas existentes nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). “Um documento analítico sobre a questão de drogas e saúde pública deverá ser encaminhado às autoridades públicas e à sociedade em geral”, garantiu Mendes.
Está prevista a participação de mais 150 pessoas, incluindo convidados para proferir palestras, como dois representantes nacional da Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos ilustre convidados é Nara Santos, do escritório da ONU no Brasil. Segundo a programação, ela vai abordar sobre as drogas nas fronteiras.
Os trabalhos iniciam a partir da conferência de Fábio Mesquita, diretor do Departamento de Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Na oportunidade, ele versará com o público “Panorama da Redução de Danos no Brasil”.
Dos sete painéis previstos, o crack e outras drogas e a Redução de Danos; Protagonismo e participação social de pessoas vivendo com HIV/Aids  e Hepatites Virais nas instâncias de Controle Social; e a mídia e as drogas: convergências e divergências num tempo de revoltas, serão alguns dos assuntos que deverão ser deliberados.
Organizadores
Os encontros são organizados pela Associação de Redução de Danos do Acre, Fórum Norte de Redução de Danos (FNRD), Associação de Luta pela Vida – ALV, Associação de Redução de Danos do Amazonas – ARDAM e Associação Brasileira de Redução de Danos – ABORDA. “Agradecemos todo o apoio adquirido para a realização do evento, em especial, a Sesau”, comemorou.

0 comentários:

Postar um comentário