sexta-feira, 19 de julho de 2013

A RETOMADA DA REDUÇÃO DE DANOS NA SAÚDE PÚBLICA


O novo diretor do Departamento Nacional de Aids, Fábio Mesquita, reconheceu que a politica de Redução de Danos esta sendo “negligenciada” e que deve ser retomada com força em sua gestão. Durante reunião da CAMS – Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais – hoje ( sexta-feira, 19 de Julho), o novo diretor apresentou alguma diretrizes que pretende priorizar entre elas o aumento de ações de prevenção combinada, a ampliação do diálogo com a sociedade civil através da realização de seminários regionais e a implantação de novas estratégias de testagem.

Mesquita afirmou que leu a carta que a ABORDA enviou ao ministro da Saúde e que concorda em vários pontos com o que foi apresentado. Ele relembrou sua trajetória ligada a politica de RD quando atuou como coordenador municipal em Santos e no município de São Paulo e sua atuação internacional como membro do Corpo Técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS), atuando no escritório do Vietnã e coordenador da OMS na região da Ásia e do Pacífico das ações de controle da epidemia de HIV/Aids entre as pessoas que usam drogas.

O vice-presidente da ABORDA, Álvaro Mendes, que questionou o diretor sobre as ações de RD na política pública, convidou-o para o Encontro Nacional da ABORDA, que ocorrerá em Boa Vista (RR) no mês de outubro, e colocou a associação a disposição para parcerias em prol da população usuária de drogas que vive com HIV e Aids.

0 comentários:

Postar um comentário